Ambiente
O projeto em referência visa uma gestão mais eficiente da população de gatos errantes e silvestres de Tavira, instalando abrigos para colónias de gato com cuidadores identificados na comunidade, que podem diariamente zelar pelo bem-estar desses animais, assim como o município pode diligenciar o seu necessário acompanhamento.
O projeto passa por duas fases:
1) Instalação de abrigos para os gatos dessas colónias, onde os mesmos podem proteger e alimentar-se com uma área exterior em redor, devidamente vedada.
Os abrigos podem ser de madeira com várias aberturas de entrada e saída para os animais e entradas de luz. Os espaços onde estes abrigos se localizam devem estar vedados com rede de painel metálica (também com pequenas aberturas para que animais possam entrar e sair) e com um portão no qual apenas os responsáveis identificados (cuidadores e trabalhadores do município) poderão entrar.
2) Manutenção do programa CED (capturar-esterilizar-devolver) já prosseguida pelo gabinete médico-veterinário municipal, acrescida agora do registo desses animais com colocação de chip de identificação em nome do município e, por cautela, da contratação de seguro por responsabilidade civil para responder ao eventual ressarcimento de danos que possam ser causados pelos gatos.
Este projeto permitirá o real e efetivo acompanhamento das colónias de gatos no concelho de Tavira, controlando e reduzindo a população felina que se encontra nas ruas.
Acresce que as colónias de gatos são um exemplo na área do bem estar animal, e uma forma de também sensibilizar todos e todas as cidadãs. Igualmente são uma resposta eficaz no contro de roedores em determinadas áreas.