Sobre

O Orçamento Participativo (OP) é um instrumento inovador da democracia participativa constituindo-se um símbolo da importância e do aprofundamento da participação das cidadãs e dos cidadãos na sociedade democrática.

Com o OP não se pretende diminuir a responsabilidade dos órgãos políticos, eleitos de forma democrática, mas permitir a participação pública, de modo a fomentar uma sociedade civil ativa na definição de prioridades governativas, no âmbito da melhoria da qualidade de vida no concelho e da valorização da democracia local.

Pretende-se, deste modo, consolidar a ligação entre a autarquia e as/os munícipes e reforçar os mecanismos de transparência e de credibilidade da administração, bem como, em consequência, aperfeiçoar a qualidade da própria democracia.

O Orçamento Participativo do Município de Tavira (OP Tavira) visa ser um instrumento promotor do aprofundamento da democracia participativa, que convida as cidadãs e os cidadãos a elaborar propostas de investimento para o concelho, tendo como principais objetivos:

  • Fomentar a transparência;
  • Aproximar as cidadãs e os cidadãos da administração local;
  • Estimular a dinâmica participativa e a coesão social do município;
  • Promover o diálogo e a cooperação direta entre eleitos e a sociedade civil;
  • Aumentar o bem-estar das/dos munícipes e de visitantes e a eficiência e a eficácia das políticas públicas locais.