Construção de uma Pumptrack

Promoção turística do concelho, em especial das zonas do interior

Venho por este meio através desta participação solicitar a construção de uma Pumptrack na zona adjacente onde se encontra o skate Park da cidade.

Para tal vou explicar o que é uma pumptrack e os benefícios que pode trazer para a cidade.

Uma pumptrack é pista de alcatrão, composta por uma sucessão de lombas, rolos e curvas em forma de circuito, permitindo que os atletas progridam apenas com o balanço do corpo e sem praticamente pedalar.

Considerada acessível a todos, esta vertente permite a utilização de diferentes tipos de bicicleta, sejam de BMX, de BTT, skate , patins em linha, trotinetes, etc.

Os utilizadores gostam de praticar as aptidões básicas de manter o impulso, melhorar o equilíbrio e ganhar velocidade usando os seus braços e pernas para bombear a sua bicicleta/prancha/trotinete à volta da pista.

À medida que os pilotos melhoram as suas capacidades, as pistas estão concebidas para oferecer rotas alternativas, mais desafios, com maior velocidade e perícia, sem necessidade de alterar a sua construção.

Por exemplo uma lomba que uma criança de 5 anos de pode rolar, pode ser usada como um salto duplo para um utilizador mais experiente.

Em 2018 a Federação Internacional de Ciclismo (UCI) reconheceu esta nova dinâmica de modalidade do PumpTrack, tendo já realizado por 2 anos o campeonato do mundo em Lisboa onde foi recentemente construída uma das maiores Europa.

Atualmente na zona sul do pais ainda não existe nenhuma pumptrack possibilitando o município de Tavira inovar e ser pioneiro nesta área. Todas as grandes cidades europeias e já algumas em Portugal como o caso da Figueira da Foz, Lisboa, Ponte de Lima , Viana do Castelo (esta inserida numa unidade Hoteleira) e a neste momento em fase final de construção em Coimbra têm este tipo de infraestrutura.

Atualmente muitas crianças e adolescentes utilizam o skate park da cidade mas este devido á sua configuração tem rampas que só os experientes podem utilizar e apesar da forte adesão de pais e filhos nesta zona o skate park não é adequado para crianças com menos de 12 anos. Já com uma infraestrutura deste género que pode ser utilizada desta a criança que começou a andar de bicicleta ou a trotinete a um ciclista mais experiente. Abrangendo assim a sua utilização a uma maior faixa etária.

Segue no anexo algumas exemplos de pumptracks e o seu enquadramento.

Todas

Propostas 2022 #31

50.000€

Aprovada

Todos

Objetivo

Dinamizar a zona do skatepark / margem nascente do rio Gilão